Cientistas criam 'coral de proveta' para salvar espécie marinha ameaçada pela crise do cli

广告位火热招租中

O projeto ReefBank liderado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Rede de Pesquisas do Instituto Coral Vivo tem como missão salvar os recifes de corais por meio da reprodução assistida. O projeto já foi bem-sucedido na reprodução assistida da espécie endêmica da costa brasileira, Mussismilia harttii (coral-couve-flor). Os pesquisadores utilizam a técnica de criogenia para criar um banco de sêmen de corais e fazer inseminação artificial. A técnica busca repovoar as espécies de corais da costa brasileira, que têm sofrido os efeitos das mudanças climáticas, incluindo o processo de branqueamento e a morte em massa. O aquecimento global coloca mais de 90% dessas espécies em risco de extinção até o final deste século, segundo relatório da World Resources Institute (WRI).

Como a técnica de criogenia é aplicada?

Os gametas dos corais são mantidos na temperatura de -196°C em nitrogênio líquido. Eles podem ser armazenados por tempo indeterminado até que possam ser fecundados, permitindo a criação de um banco de sêmen de corais. A logística envolvida na coleta dos gametas é complexa e a equipe do ReefBank precisa se deslocar do Rio Grande do Sul até a Bahia para coletá-los nas noites de Lua Nova. O período compreendido entre setembro e novembro contempla o pico reprodutivo.

corais
Técnica de criogenia busca recriar recifes e recuperar corais - Foto: Mari Lopes/Projeto ReefBank

Quais os desafios da reprodução assistida?

Estabelecer um protocolo para a reprodução assistida dos corais não foi fácil. A reprodução assistida dos corais envolve a formação de cristais de gelo que podem romper as estruturas celulares e matar as células. Além do mais, é necessário coletar os gametas dos corais no momento certo. Os desafios envolvem também a logística, que é de ser presente principalmente na região nordeste do Brasil.

Qual o objetivo do ReefBank?

O objetivo do ReefBank é repovoar as espécies de corais da costa brasileira e observar as colônias de corais que se recuperam de forma mais fácil para que possam ser usadas em ambientes controlados. O ReefBank também buscará estabelecer um protocolo para a reprodução assistida de corais que têm adaptação genética e que resistem mais ao estresse do aquecimento dos oceanos e à acidificação da água, conhecidos como "super corais".

vida marinha
Recifes de corais são um santuário de vida - Foto: Mari Lopes/Projeto ReefBank

Por que os recifes de corais são importantes?

Os recifes de corais são importantes porque são um santuário de vida e locais de alimentação, berçário e desova de diversas espécies marinhas. Além disso, eles melhoram a qualidade da água, reduzem a força das ondas e participam da produção primária e ciclagem de nutrientes.

O que é necessário para a preservação dos corais?

A técnica de criogenia é revolucionária porque, segundo Leandro Godoy, a preservação passiva não é suficiente. É necessário um movimento ativo, de aceleração da reprodução e recuperação das áreas dos recifes de corais. A preservação dos corais é fundamental para a manutenção da vida marinha, sendo necessária a conscientização da sociedade e a implementação de medidas de preservação ambiental nas áreas dos recifes de corais.

Conclusão

A reprodução assistida de corais é uma técnica revolucionária que busca


Por /


广告位火热招租中